1. Identificação | |
Tipo de Referência | Relatório (Report) |
Site | mtc-m21c.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34R/42PMP98 |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/07.01.17.52 |
Última Atualização | 2020:07.01.17.52.27 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/07.01.17.52.27 |
Última Atualização dos Metadados | 2022:07.08.21.12.50 (UTC) administrator |
Chave de Citação | BertoFern:2016:ExDiCo |
Título | Experimentos para a divulgação do conhecimento fotovoltaico |
Ano | 2016 |
Data de Acesso | 21 maio 2024 |
Tipo | RPQ |
Número de Páginas | 26 |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 1341 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | 1 Berto, Gislene Aparecida 2 Fernandes, Bruno Bacci |
Grupo | 1 2 LAP-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR |
Afiliação | 1 ETEP Faculdades 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 gisleneaparecida@hotmail.com 2 clezio.denardin@inpe.br |
Instituição | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2020-07-01 17:52:27 :: simone -> administrator :: 2022-07-08 21:12:50 :: administrator -> simone :: 2016 |
|
3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | energia renovável módulos fotovoltaicos desenvolvimento sustentável |
Resumo | O presente trabalho tem criado materiais didáticos sobre fotovoltaicos para diversas situações educacionais, de forma que pode ser adaptado em conteúdos programáticos do ensino fundamental. Até o momento foi realizada a inclusão de tais conhecimentos relacionados à energia fotovoltaica no ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social, mas também no modelo da escola integral e na tradicional (na disciplina de matemática). O projeto tem obtido novos adeptos e simpatizantes com o início das atividades de ensino do orientador, que vêm repassando tais informações a um maior número de pessoas. As explanações presenciais permitem debates em torno dos temas do projeto, por exemplo, os meios de obtenção de energia limpa e renovável, o efeito fotovoltaico e os conhecimentos necessários para a implantação de sistemas fotovoltaicos. Na inserção do projeto na disciplina de matemática, o interesse pelo aprendizado da tecnologia fotovoltaica foi confirmado, pois 100% dos alunos entrevistados responderam de forma positiva quando questionados se estariam dispostos a estudarem o tema proposto, mesmo este não sendo parte obrigatória do currículo. O interesse pelo ambiente da pesquisa também foi confirmado, 64% afirmaram que gostariam de trabalhar com pesquisa em diversas áreas e 100% gostariam de conhecer os laboratórios do INPE. Houve uma resposta positiva a respeito de consumo energético, pois 64,29% passaram a economizar energia em suas casas e 79% conversaram com os pais sobre o assunto, comprovando a importância que os alunos deram ao tema, agindo como agentes multiplicadores. O projeto também foi aplicado na Universidade Braz Cubas, através de palestras para alguns de seus alunos de graduação, os quais demonstraram interesse de aplicá-lo na comunidade, podendo estendê-lo para as escolas de ensino fundamental e médio de Mogi das cruzes. |
Área | FISPLASMA |
Arranjo | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABAP > Experimentos para a... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
|
4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42PMP98 |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/42PMP98 |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | Berto_experimentos.pdf |
Grupo de Usuários | simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
|
5. Fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | urlib.net/www/2017/11.22.19.04.03 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3ET2RFS 8JMKD3MGPDW34P/478H8MB |
Lista de Itens Citando | |
Divulgação | BNDEPOSITOLEGAL |
Acervo Hospedeiro | urlib.net/www/2017/11.22.19.04 |
|
6. Notas | |
Notas | Bolsa PIBIC/INPE/CNPq |
Campos Vazios | archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel doi e-mailaddress edition format isbn issn label lineage mark nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup recipient reportnumber resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark secondarytype session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url versiontype |
|
7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
|