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1. Identificação
Tipo de ReferênciaRelatório (Report)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/42PMP98
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2020/07.01.17.52
Última Atualização2020:07.01.17.52.27 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2020/07.01.17.52.27
Última Atualização dos Metadados2022:07.08.21.12.50 (UTC) administrator
Chave de CitaçãoBertoFern:2016:ExDiCo
TítuloExperimentos para a divulgação do conhecimento fotovoltaico
Ano2016
Data de Acesso21 maio 2024
TipoRPQ
Número de Páginas26
Número de Arquivos1
Tamanho1341 KiB
2. Contextualização
Autor1 Berto, Gislene Aparecida
2 Fernandes, Bruno Bacci
Grupo1
2 LAP-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 ETEP Faculdades
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 gisleneaparecida@hotmail.com
2 clezio.denardin@inpe.br
InstituiçãoInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2020-07-01 17:52:27 :: simone -> administrator ::
2022-07-08 21:12:50 :: administrator -> simone :: 2016
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chaveenergia renovável
módulos fotovoltaicos
desenvolvimento sustentável
ResumoO presente trabalho tem criado materiais didáticos sobre fotovoltaicos para diversas situações educacionais, de forma que pode ser adaptado em conteúdos programáticos do ensino fundamental. Até o momento foi realizada a inclusão de tais conhecimentos relacionados à energia fotovoltaica no ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social, mas também no modelo da escola integral e na tradicional (na disciplina de matemática). O projeto tem obtido novos adeptos e simpatizantes com o início das atividades de ensino do orientador, que vêm repassando tais informações a um maior número de pessoas. As explanações presenciais permitem debates em torno dos temas do projeto, por exemplo, os meios de obtenção de energia limpa e renovável, o efeito fotovoltaico e os conhecimentos necessários para a implantação de sistemas fotovoltaicos. Na inserção do projeto na disciplina de matemática, o interesse pelo aprendizado da tecnologia fotovoltaica foi confirmado, pois 100% dos alunos entrevistados responderam de forma positiva quando questionados se estariam dispostos a estudarem o tema proposto, mesmo este não sendo parte obrigatória do currículo. O interesse pelo ambiente da pesquisa também foi confirmado, 64% afirmaram que gostariam de trabalhar com pesquisa em diversas áreas e 100% gostariam de conhecer os laboratórios do INPE. Houve uma resposta positiva a respeito de consumo energético, pois 64,29% passaram a economizar energia em suas casas e 79% conversaram com os pais sobre o assunto, comprovando a importância que os alunos deram ao tema, agindo como agentes multiplicadores. O projeto também foi aplicado na Universidade Braz Cubas, através de palestras para alguns de seus alunos de graduação, os quais demonstraram interesse de aplicá-lo na comunidade, podendo estendê-lo para as escolas de ensino fundamental e médio de Mogi das cruzes.
ÁreaFISPLASMA
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABAP > Experimentos para a...
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Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 01/07/2020 14:52 1.7 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42PMP98
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/42PMP98
Idiomapt
Arquivo AlvoBerto_experimentos.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Visibilidadeshown
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3ET2RFS
8JMKD3MGPDW34P/478H8MB
Lista de Itens Citando
DivulgaçãoBNDEPOSITOLEGAL
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel doi e-mailaddress edition format isbn issn label lineage mark nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup recipient reportnumber resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark secondarytype session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url versiontype
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
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